As rochas vulcânicas são responsáveis por formar extensos planaltos com mais ou menos dissecamento a depender da sua composição química e características físicas. No município de São Joaquim, geologia e geomorfologia podem ser correlacionadas. A unidade geológica formada por dacitos (Rochas ácidas da Formação Palmas) pode ser correlacionada com a unidade geomorfológica Planalto dos Campos Gerais, formadas por relevos mais altos e menos dissecados.

Já a unidade geológica formada por basaltos (Rochas básicas da Formação Vale do Sol) pode ser correlacionada com a unidade geomorfológica Planalto Dissecado Rio Uruguai, formada por relevos de topos planos com vales fluviais profundos e bem escavados.
Há indícios da Formação Palmas na porção noroeste do munícipio onde está localizado uma parte da Planalto dos Campos Gerais, mas a referida região ainda carece de dados de mapeamento sistemático e geoquímica.

As rochas vulcânicas são responsáveis por formar diferentes tipos de solos com profundidades variáveis que também dependem da sua composição química e características físicas.
No município de São Joaquim, geologia e pedologia podem ser correlacionadas. A unidade geológica Formação Palmas (rochas ácidas) gera os solos mais rasos devido a sua maior resistência ao intemperismo e pode ser correlacionada com a unidade pedológica Ca76 (Cambissolos Húmicos Tb Distróficos + Neossolos Litólicos Distróficos) (amarelo claro).

Já a unidade geológica Formação Vale do Sol (basaltos) gera os solos mais profundos e desenvolvidos, pois são menos resistentes ao intemperismo e ocorrem em diferentes partes do relevo, e pode ser correlacionada com as demais unidades pedológicas. Há indícios da Formação Palmas na porção noroeste do munícipio onde está localizada a associação de solos Ca65 (Cambissolos Húmicos Tb Distróficos + Neossolos Litólicos Distróficos + Nitossolos Brunos Distróficos) (amarelo claro), mas esta correlação demanda o levantamento de dados de mapeamento geológico e geoquímica para sua adequada cartografia.

Comparação entre grau de desenvolvimento entre solos formados pelo intemperismo das rochas vulcânicas da:
(A) Rochas ácidas – dacitos (menor intemperismo = menor desenvolvimento) e (B) Rochas básicas – basalto (maior intemperismo = maior desenvolvimento)

As formas de relevo são responsáveis por condicionar a dinâmica da água na paisagem, o que tem relação direta com os diferentes tipos de solos formados (maior ou menor desenvolvimento pedogenético) dependendo da posição na paisagem (terço superior, médio ou inferior). No município de São Joaquim, geomorfologia e pedologia podem ser correlacionadas. A unidade geomorfológica Planalto dos Campos Gerais (dacitos) pode ser correlacionada com as unidades pedológicas Ca76 (Cambissolos Húmicos Tb Distróficos + Neossolos Litólicos Distróficos) e Ca65 (Cambissolos Húmicos Tb Distróficos + Neossolos Litólicos Distróficos + Nitossolos Brunos Distróficos) e a unidade geomorfológica Planalto Dissecado Rio Uruguai (basaltos) pode ser correlacionada com as demais unidades pedológicas.

Modelo 3D de parte da unidade geomorfológica Planalto dos Campos Gerais com localização dos perfis de solo analisados próximos da vinícola Boutique D’alture. (Santos, 2024).

Modelo 3D de parte da unidade geomorfológica Planalto dos Campos Gerais com localização dos perfis de solo analisados próximos da vinícola Villaggio Bassetti. (Santos, 2024).

Exemplo da paisagem e de um perfil da classe dos Nessolos formado no terço superior próximo ao topo da encosta (seta cinza) no município de São Joaquim. (Santos, 2024).

Exemplo da paisagem e de um perfil da classe dos Cambissolos formado no terço médio da encosta (seta amarela) no município de São Joaquim. (Santos, 2024).

Exemplo (A) da paisagem e (B) de um perfil da classe dos Nitossolos formado no terço médio próximo a base da encosta (seta vermelha) no município de São Joaquim. (Santos, 2024).

As formas de relevo são responsáveis por condicionar o clima de uma região. No município de São Joaquim, geomorfologia e meteorologia podem ser correlacionadas. Quando comparamos as classes de altitude e classes de temperatura, nas menores altitudes são encontradas as maiores temperaturas e nas maiores altitudes são encontradas as menores temperaturas. Com uma variação altimétrica de 923 metros (715 – 1.638 metros) e uma variação térmica de 4,4 ºC (12,3 – 16,7 ºC), no município de São Joaquim se tem um decréscimo de 0,48 ºC na temperatura média anual para cada acréscimo de 100 metros na altitude.

Nos mapas abaixo podemos observar a influência da altitude não apenas na temperatura, mas também na precipitação no município de São Joaquim. Nas porções de vale com menores altitudes (A; em amarelo) são encontradas as maiores temperaturas (B; em amarelo) e menores precipitações (C; em azul claro).Já nas porções de topo de morro com maiores altitudes (A; em marrom) são encontradas as menores temperaturas (B; azul claro) e maiores precipitações (C; azul escuro).

Isso ilustra como as formas de relevo podem também condicionar as variáveis meteorológicas de São Joaquim e gerar variações em escalas maiores no município.

A figura a seguir ilustra a localização das propriedades vitivinícolas do município de São Joaquim com relação à altitude. Neste mapa podemos observar que todos os vinhedos e vinícolas da região estão situados entre 1.100 a 1.500 m (em amarelo) abrangendo uma área de 1.209,34 km². As altitudes estão relacionadas às baixas temperaturas, e estas com uma característica típica dos vinhos de São Joaquim: a acidez.

Mapa de localização das propriedades vitivinícolas plotadas em cima do mapa de altitude de São Joaquim com destaque para o intervalo entre 1.100 e 1.500 m (em amarelo) onde estão localizadas todas as vinícolas do município: 1. Boutique D’alture, 2. Fattoria São Joaquim, 3. Fazenda Colégio, 4. Hiragami, 5. Insolito, 6. Leone Di Venezia, 7. Marcelino Kioshi, 8. Monte Agudo, 9. Morro do Espia, 10. Pericó, 11. Piccola Fattoria, 12. Quinta da Neve, 13. Quinta das Araucárias, 14. Sanjo, 15. Santo Onofre, 16. São Sebastião, 17. Serrinha, 18. Suzin, 19. Tenuta Bergamaschi, 20. Villa Francioni, 21. Villaggio Basettti, 22. Villaggio Conti, 23. Vivalti, 24. Zaga Costa e 25. Zanella Back. (Santos, 2024).